Foram lançados recentemente dois artigos acadêmicos relativos às relações sociais, apoio social, fragilidades e solidão entre idoso brasileiros. O primeiro artigo de autoria de Karla Geovani Silva Marcelino; Luciana de Souza Braga; Fabiola B. Andrade; Karla Cristina Giacomin; Maria Fernanda Lima-Costa e Juliana Lustosa Torres, publicado na Revista de Saúde Pública em 2024, com o título Fragilidade e rede social entre adultos brasileiros mais velhos: evidências do ELSI-Brasil, investiga os elementos da rede social associados à síndrome da fragilidade em adultos brasileiros mais velhos.
O segundo artigo denominado Características da família e solidão entre adultos mais velhos: evidências do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), examina associação entre as características da família relativas ao cônjuge e aos(às) filhos (as) e a solidão em brasileiros com 50 anos ou mais, considerando a ocorrência de solidão e seus níveis. Este tem autoria de Karla Geovani Silva Marcelino; Luciana de Souza Braga; Maria Fernanda Lima-Costa; Juliana Lustosa Torres.
As duas pesquisas utilizaram os dados de base do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil).
Para acessar os artigos na integra:
Fragilidade e rede social entre adultos brasileiros mais velhos: evidências do ELSI-Brasil
https://www.scielo.br/j/rbepid/a/gc38r33BmdbsKgy7xkzjRSm/?lang=pt
Características da família e solidão entre adultos mais velhos: evidências do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil)