Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Entre os dias 16 e 18 de maio de 2025 foi realizada a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da cidade de São Paulo. A Conferência é parte de um grande processo participativo que parte dos Municípios brasileiros, passa pelos Estados, tendo seu ápice na Conferência Nacional, que será realizada mais adiante ainda em 2025.

O evento foi realizado, no dia de abertura e encerramento no Bunkyo, e no sábado, dia 17, na FMU, ambos localizados na Liberdade, próximos à estação São Joaquim. A abertura lotou o auditório do Bunkyo, com pessoas inclusive na plateia superior. No sábado foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho, organizados em cinco eixos: 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2 – Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e, 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. No domingo, as propostas levantadas no sábado foram aprovadas, assim como foram eleitas delegadas e delegados que representarão o Município na etapa Estadual da Conferência. Infelizmente, somente 20 delegados foram eleitos para o município, número muito pequeno para a população idosa da cidade que supera 2 milhões de pessoas idosas.

Cabe mencionar que a atuação e mobilização do movimento social da pessoa idosa foi fundamental para reverter o indicativo do Poder Público de não viabilizar a Conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *