Naquele primeiro momento, pretendia-se incentivar a convivência, propondo atividades de lazer e orientação para auto-organização, com a participação direta dos/as idosos/as, que podiam sugerir programações, cabendo ao Sesc São Paulo o suporte estrutural e técnico para a realização das atividades.
Já no final dos anos 1970, foram criadas nas unidades, as Escolas Abertas da Terceira Idade, uma proposta socioeducativa de atualização de conhecimentos, com cursos, palestras, seminários, além das oficinas de música, teatro, dança e pintura. Nos anos 1980, diante dos males que uma velhice desprovida de projetos de vida poderia causar às pessoas, Sesc São Paulo criou, pioneiramente, programas de preparação para a aposentadoria, propondo uma ação preventiva aos administradores de instituições e empresas.
Atualmente, com programação permanente nas diversas unidades, o trabalho encontra-se estruturado em três eixos: Sociedade e Cidadania, Corpo e Movimento, e Artes e Expressão, configurado em ações, campanhas e mostras, além da edição da Revista Mais 60 para divulgação de investigações no campo da gerontologia e do envelhecimento, e publicação de artigos e relatos de experiências. Atualmente a tiragem impressa é de 2500 exemplares e todas as adições podem ser acessadas online no Portal do Sesc São Paulo.
O Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo atua com objetivos diversificados como reflexões sobre envelhecimento e longevidade, promover a saúde, construir conhecimento, propor ações e projetos de vida, desconstruir estereótipos e preconceitos, além de promover a socialização e o protagonismo da população 60+.
No próximo dia 12 de setembro, o Sesc São Paulo promove um evento na unidade Pinheiros, com a presença de seu diretor regional, o sociólogo Danilo Santos de Miranda, as atrizes Fernanda Montenegro e Zezé Mota, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e a bailarina Marika Gidali, para um bate papo sobre longevidade e envelhecimento, que ainda vai contar com apresentação do Ney Matogrosso.
Saiba tudo sobre o trabalho com idosos/as do Sescsp em: www.sescsp.org.br.