Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O envelhecimento populacional é um fenômeno que já vem acontecendo em países de alta renda desde a segunda metade do século passado, enquanto que em solo nacional esse processo chegou um pouco mais tarde e vem sendo muito rápido. Mais especificamente na cidade de São Paulo, mais populosa e mais rica da América Latina, a população idosa já representa cerca de 17% da população, o que representa cerca de 2 milhões dos 12 milhões de indivíduos do município.
Diante desse número, a Câmara Reportagem (veículo público vinculado à Câmara Municipal de São Paulo) entrevistou uma série de pessoas idosas com o intuito de mostrar todos os desafios e conquistas no processo de envelhecimento decorrido na cidade. Liderada pelo jornalista Emanuel Belmiro, a reportagem traz histórias como a da Dona Penha, mulher idosa de 86 anos que deu início à prática esportiva apenas aos 62 anos e coleciona dezenas de medalhas no armário de sua casa.
Além das histórias individuais desses cidadãos, a reportagem traz opiniões de pesquisadores e declarações de figuras de dentro da Câmara de São Paulo, como a do Presidente da Comissão do Idoso, o vereador Eli Corrêa do União. Nessas entrevistas, foram discutidas as vulnerabilidades sociodemográficas da população idosa no município, as necessidades de novas políticas públicas que visem esse recorte etário e o que já é realizado pelo âmbito municipal. Para assistir a reportagem na íntegra, acesse o link: Envelhecer em São Paulo.