Texto por Nivaldo Carneiro Junior
O projeto de pesquisa “Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas”, CNPq 409932/2022-1, insere-se no Edital CNPq 40/2022 – Pró-Humanidades, que tem com uma de suas diretrizes propiciar condições para formulação de políticas públicas, entendendo que para isso ocorra de forma satisfatória e efetiva é necessária articulação com agentes públicos e atores sociais envolvidos com a problemática investigada.
As necessidades sociais e demandas para os serviços públicos em relação às pessoas idosas que moram sozinhas são questões que tem sido pautada pelo movimento social – a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RPDI), por exemplo – como também pela rede de serviços de atenção à pessoa idosa. O projeto de pesquisa “Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas” tem referências importantes nesse conjunto de atores sociais.
Nesse sentido, a equipe do projeto de pesquisa “Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas” fez convite aos representantes das organizações e coletivos do movimento social de defesa da pessoa idosa atuantes na região central da cidade de São Paulo para uma reunião, visando exposição e discussão sobre referencial teórico-metodológico, compromisso ético-político e resultados esperados do projeto.
Outro ponto relevante de pauta dessa reunião foi abordagem sobre políticas públicas, isto é, entendimentos e caracterização de seus momentos, particularmente o que se considera como momento inicial: montagem da agenda pública, ou seja, a evidenciação e sensibilização do problema.
Essa reunião ocorreu no dia 15 de setembro de 2023, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tendo uma boa participação e discussão potente para os propósitos do projeto e do movimento social. Nova reunião foi agendada para 20 de outubro de 2023, dando continuidade a esse processo.