Desafios para a Pessoa Idosa e com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Cidade de São Paulo: a cidade do Cuidado vs. a Cidade Hostil.
Na última segunda-feira de fevereiro (27/02/2025), nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ocorreu a sexta edição do Círculo de Conversas. O evento é uma iniciativa de discussão de temas relacionados ao envelhecimento do Coletivo Envelhecer, Projeto Tecendo Movimentos e do Projeto de Pesquisa “Pessoas Idosas que moram sozinhas: demandas para políticas públicas”.
Nesta edição, o palestrante Tuca Munhoz foi convidado para discorrer sobre o tema “Desafios para a Pessoa Idosa e com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Cidade de São Paulo: a cidade do Cuidado vs. a Cidade Hostil”. Munhoz é ativista por justiça social com foco em Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, gestor público com atuação em governos municipais, estaduais e federal. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, gestão Fernando Haddad, escritor e carnavalesco.
Na exposição, Munhoz apresentou Projeto Caminhos do Cuidado que tem como objetivo a transformação do trajeto do Terminal Amaral Gurgel, Estações do Metrô Santa Cecília, Santa Casa da Misericórdia (ida e volta), pela rua Dona Veridiana, de um trajeto hostil, para um trajeto do cuidado, abrangendo transformações urbanas, algumas já conhecidas, outras inovadoras, privilegiando a participação de pessoas envolvidas, usuários do trajeto.
O encontro proporcionou reflexões importantes para a melhoria das políticas públicas voltadas à população idosa com deficiência ou com mobilidade reduzida.