Solidão vem atingindo público além de idosos e é preocupação mundial em relação à saúde

Assunto frequente no mundo da saúde desde o fim do século passado, a preocupação com a solidão ganhou ainda mais destaque em julho, quando o jornal científico The Lancet anunciou a criação de um comitê para estudar a solidão e o isolamento social.

O tema sempre foi fortemente relacionado às pessoas idosas, tanto é que um dos pilares do “envelhecimento ativo” – conceito desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde em 2002 – é o da participação social. Apesar da pessoa idosa ainda necessitar de uma atenção especial no aspecto do isolamento, a solidão já é considerada um fator negativo à saúde física e mental que atinge todas as faixas etárias.

É a partir da criação do comitê pelo periódico científico internacional que a reportagem da BBC News Brasil abordou o tema da solidão e isolamento social, trazendo opiniões de pesquisadores especialistas no assunto e destacando exemplos que comprovam sua relevância para os governos ao redor do mundo, como a criação dos Ministérios da Solidão no Reino Unido e Japão. Para ler a reportagem na íntegra, acesse o link: Solidão: por que condição virou uma das grandes preocupações de saúde do século 21