Bolsa de iniciação científica

O Projeto de Pesquisa “Idosos que moram sozinhos: demandas para as políticas públicas”, CNPq nº 409932/2022-1 foi contemplado com 07 (sete) bolsas de Iniciação Científica (IC). Essa modalidade de bolsa destina-se para estudante de graduação, visando desenvolver habilidades teórico-metodológicas em investigação científica nessa fase de aprendizagem profissional.

Cada aluna ou aluno é orientada ou orientado por docente participante do projeto de pesquisa, explorando um tema específico articulado com os objetivos da investigação. O valor da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais) pago pelo CNPq por período de 12 (doze) meses. Os trabalhos finais das IC agregam-se aos resultados da pesquisa e geram divulgação e comunicação científicas, isto é, apresentações em eventos científicos e disseminações de informações para a população em geral. O Projeto de Pesquisa “Idosos que moram sozinhos: demandas para as políticas públicas” tem caráter multidisciplinar, desenvolvido por 05 (cinco) Instituições de Ensino e Pesquisa – Centro Universitário FMABC, Escola da Cidade de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Portanto, diferentes graduações compõem a IC: arquitetura e urbanismo, fonoaudiologia, gerontologia e medicina.

Veja também:

Análise Qualitativa Documental e de Literatura

Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas

Avanços e desafios para a organização dos cuidados integrados da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade: da construção da agenda à implementação das ações

Estudo arquitetônico e urbano da moradia do idoso na cidade de São Paulo: Centro,Mooca, Pari e Brás

Como Vivem as Pessoas Idosas que Moram Sozinhas em São Paulo: Funcionalidade, Participação Social, Barreiras e Facilitadores Ambientais Identificados pelo Modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Experiências Internacionais de Políticas Públicas de Atenção ao Idoso: uma RevisãoIntegrativa da Literatura

Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas

Análise da abordagem sobre a saúde da pessoa idosa que mora sozinha na legislação brasileira

Pessoas idosas que moram sozinhas: fatores associados encontrados numa revisão de escopo

Determinantes da saúde e condições de vida em idosos que vivem sós: uma revisão de escopo

Síntese de evidências sobre as práticas urbanas para acolhimento de pessoas idosas

AVANÇOS E DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DOS CUIDADOS INTEGRADOS À PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO

Como vivem as pessoas idosas que moram sozinhas com vulnerabilidade no Brasil: um estudo sob o olhar da Classificação Internacional de Funcionalidade.